CLICK para seguir o Grupo Ritmo Baiano

sábado, 21 de maio de 2022

RODA DE CAPOEIRA

 


@ritmobaiano, @professortom, 

TUTORIAIS DE CAPOEIRA

 





Jongo - A mãe do samba

OFICINA DE JONGO 


O GRUPO DE CAPOEIRA RITMO BAIANO DIVULGANDO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NEGRAS EM SUAS AULAS E ATIVIDADES 



O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A influência da nação bantu foi fundamental na formação da cultura brasileira. Para acalmar a revolta e o sofrimento dos negros com a escravidão e distrair o tédio dos brancos, os donos das isoladas fazendas de café permitiam que seus escravos dançassem o jongo nos dias dos santos católicos. Para esses negros africanos e seus filhos, o jongo era um dos únicos momentos permitidos de trocas e confraternização.


O jongo é uma dança para o divertimento.

 Antigamente, só os mais velhos podiam entrar na roda. Os jovens ficavam de fora observando. Os antigos eram muito rígidos com os mais novos e exigiam muita dedicação e respeito para ensinar os segredos ou “mirongas” do jongo e os fundamentos dos seus pontos. O jongo é uma dança dos ancestrais, dos pretos-velhos escravos, do povo do cativeiro.



No grupo Ritmo Baiano, trabalhamos o resgate, divulgação e a pratica do jongo, atravéz de uma iniciativa da Estagiaria Rita de Cassia Silva.

Com Ofininas de iniciação ao Jongo, e atividades culturais.

Venha voçê também fazer parte do Grupo de Capoeira Ritmo Baiano 

quer saber mais sobre as atividades do grupo ritmo baiano 





Arte da capoeira

 Valorize nossa arte da capoeira  Estes são alguns dos trabalhos de artesanato produzido para a capoeira. São trabalhos manuais. Com baixo c...

Aula de capoeira mais proxima

  • OURINHOS
  • MARILIA
  • CHAVANTES
  • ARANDU
  • AVARÉ
  • PALMITAL