5 benefícios da capoeira para o corpo
Dessa forma, os praticantes de capoeira geralmente apresentam uma excelente forma física e bem-estar, pois as acrobacias e movimentos não estimulam apenas o corpo, mas a personalidade e o estado mental.
1. Desenvolve a força corporal e a flexibilidade
Durante a prática de capoeira é necessário utilizar frequentemente os braços, as mãos e o abdominal para conseguir realizar acrobacias e poses ágeis, que resultam num uso constante dos músculos da região superior do corpo. Este uso frequente dos músculos estimula as fibras musculares e aumenta o fluxo sanguíneo, melhorando a força muscular e levando a um crescimento rápido do volume muscular.
Além disso, devido à realização de movimentos complexos, os praticantes de capoeira desenvolvem uma extraordinária flexibilidade ao longo do tempo, que não permite apenas fazer figuras mais difíceis, mas que reduz o risco de lesões.
2. Reduz o estresse e a ansiedade
A capoeira é feita ao som de música, que segue um ritmo semelhante ao do movimento corporal, desta forma o praticante de capoeira sente uma sensação de relaxamento corporal e mental, mesmo após realizar acrobacias difíceis.
Após o treino de capoeira, o corpo ainda começa a liberar uma grande quantidade de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis por melhorar o humor.
3. Ajuda a emagrecer
Para fazer capoeira com sucesso é necessário uma grande quantidade de energia, pois, durante a prática deste tipo de esporte, o corpo está em constante movimento. Isto, combinado com os movimentos repetidos das acrobacias, tornam a capoeira um exercício de cardio intenso, que aumenta muito a taxa de queima de gordura, mesmo depois de terminada a sessão de capoeira.
4. Melhora a confiança e auto-estima
A capoeira é uma forma perfeita de melhorar a auto-estima e a confiança, pois, além de melhorar a forma física, também produz uma sensação de coragem quando já se domina alguns dos movimentos corporais mais complexos.
5. Promove a interação social
Normalmente, os grupos de capoeira funcionam como uma família, na qual existe um grande espírito de ajuda para melhorar os movimentos corporais e as acrobacias. Além disso, como são necessárias várias pessoas para fazer a roda de capoeira, também é possível conhecer novas pessoas de locais e culturas diferentes.
Como começar
O mais importante para começar a praticar capoeira é ter vontade e escolher uma escola certificada, não sendo necessário qualquer tipo de experiência ou capacidades específicas. Durante as primeiras sessões de capoeira são ensinados os aspectos técnicos e os movimentos básicos de defesa, sendo que, ao longo do tempo, se avança para os movimentos de ataque, que são mais complexos.
Para iniciar a prática capoeira não é necessário um tipo específico de roupa, sendo recomendado, no início, utilizar uma roupa confortável, como calça de moletom e camiseta, por exemplo. Apenas após algum tempo, é que pode ser necessário comprar o uniforme oficial da prática, especialmente quando se representar o grupo em competições.